top of page
Nossas especialidades
FISIOTERAPIA

Fisioterapia Ginecológica

fisio_urogine.jpg

Hoje, a fisioterapia atua como um dos  primeiros tratamentos escolhidos para as disfunções do assoalho pélvico – uma estrutura complexa, que tem como função o suporte dos órgãos pélvicos, manter a continência (urinária e fecal), e ainda assume um importante papel na função sexual do indivíduo. E vem oferecendo excelentes resultados não só no  tratamento mas também  na prevenção dessas disfunções.

Outras situações que a fisioterapia também pode atuar são: pós-operatório de cirurgias ginecológicas e/ou oncológicas, linfedema em pacientes mastectomizadas, pré e pós parto.

O tratamento é baseado em técnicas manuais e recursos específicos, como a cinesioterapia, eletroestimulação, biofeedback e termoterapia, entre outros.

Fisioterapia Reumatológica

A Fisioterapia Neurofuncional ocupa-se das limitações de movimentos decorrentes de doenças ou acidentes que afetam o sistema nervoso. Consiste em habilitar os indivíduos a desempenhar suas atividades da vida diária da melhor forma possível.

 O plano de reabilitação é traçado de acordo com as necessidades e possibilidades de cada indivíduo. As sessões são feitas com recursos como a eletroestimulação, terapias manuais, treino muscular, alongamento de estruturas acometidas entre outros.

images.jpg

Fisioterapia Neuro Funcional

fisioterapeuta-homem-dar-resistencia-fai

A Fisioterapia Neurofuncional ocupa-se das limitações de movimentos decorrentes de doenças ou acidentes que afetam o sistema nervoso. Consiste em habilitar os indivíduos a desempenhar suas atividades da vida diária da melhor forma possível.

 O plano de reabilitação é traçado de acordo com as necessidades e possibilidades de cada indivíduo. As sessões são feitas com recursos como a eletroestimulação, terapias manuais, treino muscular, alongamento de estruturas acometidas entre outros.

Fisioterapia Cardiorrespiratória

O objetivo da fisioterapia cardiorrespiratória é promover o alívio da dispnéia (falta de ar), da fadiga, tosse e expectoração, resultando em aumento da resistência do paciente para as suas atividades habituais.

Ela também previne e ajuda a controlar o diabetes e a obesidade, permitindo mais autonomia e um melhor padrão ventilatório (inspiração e expiração), entre outros benefícios com vistas à melhor qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico do paciente.

 

A reabilitação cardiorrespiratória engloba exercícios cuja frequência e duração é individual e específica para cada disfunção: são feitos  exercícios de aquecimento, expansão pulmonar, mobilidade torácica, exercícios respiratórios acompanhados de movimentos dos membros superiores e inferiores ou posicionamento adequado para uma reabilitação eficaz, também pode ser utilizados manobras como tapotagens e compressão torácica manual entre outros.

rdmc.jpg
Fisioterapia na DTM - Disfunção Têmporo-mandibular
ahBzfmxvY2FsLW5ld3MtaHJkchILEgVJbWFnZRiA

Muitas pessoas sofrem de dores na cabeça, no pescoço ou em regiões da face, pressões no ouvido, náuseas, tonturas, pressão atrás dos olhos, “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca, dor ao bocejar ou ao mastigar, flacidez dos músculos da mandíbula, todos esses sintomas podem estar diretamente associados às disfunções têmporo-mandibulares (DTM).

A atuação da fisioterapia na DTM é de grande importância, pois irá intervir no tratamento e prevenção dos processos álgicos, encurtamentos musculares e consequentes desequilíbrios ósteo-musculares.

Se você está sofrendo de DTM, venha conhecer o nosso trabalho! A Clínica de Fisioterapia Corpo Ativo possui profissionais especializados no tratamento das disfunções  da ATM.

Fisioterapia traumato-ortopédica / adulto e infantil

A fisioterapia traumato-ortopédica tem como objetivo tratar disfunções agudas ou crônicas osteomioarticulares

e tendíneas, sejam elas resultado de traumas, fraturas, lesões por esforços repetitivos, pré e pós operatórias ou associadas a patologias ortopédicas.

Dentre os muitos recursos utilizados na Fisioterapia traumato-ortopédica, podemos citar os eletrotermofototerápicos, a terapia manual e a cinesioterapia e completando a  reabilitação na  traumato-ortopédica também são utilizados os exercícios cinesioterápicos com o intuito de melhor a amplitude de movimento, aumentar força muscular, treinar a propriocepção e por fim o retorno às atividades.

jpgfisioterapia.jpg
TERAPIA MANUAL
download.jpg

O termo “terapia manual” refere-se a mãos-em tratamentos de músculos, tendões, ligamentos e articulações.
A terapia manual abrange um amplo grupo de técnicas sofisticadas que incluem mobilizações articulares, manipulações articulares e mobilizações dos tecidos moles.

As técnicas de terapia manual visam diminuir a dor, melhorar a amplitude de movimento e aumentar a função.

Se você está tendo dor e/ou função limitada de alguma parte do corpo, marque uma consulta com um de nossos Fisioterapeuta que utilize essas técnicas de terapia manual para que ele possa identificar suas necessidades.

RPG

A RPG (Reeducação Postural Global) é uma técnica de fisioterapia em que são utilizadas um conjunto de manobras específicas para melhorar dores e desequilíbrios posturais.

As manobras e posturas possuem uma sequência de progressão (de pé, sentada ou deitada) sempre associada à respiração; respeitados os limites individuais, cada paciente progride de uma forma e no seu tempo.

 

A RPG é indicada principalmente em processos de dor, como lombalgia, cervicalgia, bursites, tendinites, dores de cabeça e nas alterações posturais, como escoliose, hiperlordose, entre outras

rpg_capa.jpg
PILATES
show_image.jpg

A busca por uma vida mais saudável, tem levado as pessoas à procura de cuidados com a saúde, e atualmente uma das técnicas mais completas e com condição de atender de forma globalizada essas pessoas é o moderno PILATES.

É uma alternativa para quem quer se exercitar e também muito recomendada pelos médicos para quem tem patologias pois, ajuda a  melhorar a postura, fortalecer os músculos, o abdômen e desenvolver maior controle corporal, além de trabalhar a respiração e flexibilidade.

A nossa atitude perante a vida fará com que o nosso esquema corporal se modifique e se transforme.  Venha interagir com a gente fazendo uma aula experimental gratuita de pilates  e comece a transformar sua vida em muito mais saúde.

OSTEOPATIA

Avaliação, diagnóstico e tratamento com técnicas manuais. As técnicas são voltadas para casos de bloqueio articular, muscular, visceral, craniano, nervoso, entre outros.

É indicado para qualquer idade, e a frequência varia de acordo com a necessidade de cada paciente, ou seja, depende da gravidade da lesão.

Oferecemos atendimentos totalmente personalizados e individualizados. Focamos nas necessidades de cada paciente, pois entendemos que todo indivíduo é único.

“Encontrem e suprimam a causa, então o efeito desaparecerá” Andrew Taylor Still – Pai da Osteopatia (1828-1917).

Osteopatia.jpg
ACUPUNTURA
pessoa-fazendo-acumpuntura.jpg

A Acupuntura é uma técnica milenar e faz parte da Medicina Tradicional Chinesa. Essa terapia oriental  era utilizada para tratar diversas sintomatologias e buscar o reequilíbrio geral do organismo.

Este método terapêutico é realizado com a inserção da agulha para estimular as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos.

A “mensagem” gerada por tais estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro), onde é deflagrada a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes.

A acupuntura utiliza os meridianos para reequilibrar a energia do corpo por meio da harmonização do funcionamento dos órgãos internos e, com isso, é capaz de melhorar dores – sejam elas musculares ou não –, além de muitas outras doenças.

DRY NEEDLING

Vários estudos tiveram descobertas neurofisiológicas que permitiram algumas releituras da prática tradicional da Acupuntura e incorporaram novos conceitos – como, por exemplo, a técnica de dryneedling (agulhamento a seco) que foi internacionalmente estabelecida como “estimulação intramuscular” e, mais recentemente – de acordo com a Federation of State Boards of Physical Therapy/US –, como ‘terapia manual intramuscular’.

No agulhamento a seco, as agulhas são utilizadas para atingir diretamente o músculo e fazer com que ele devolva o correto funcionamento musculoesquelético; uma das grandes vantagens é que as agulhas agem diretamente no ponto da dor – no caso da tensão muscular ou quando há um déficit de movimento.

Os resultados do agulhamento a seco são praticamente instantâneo: logo na primeira sessão é possível perceber o distensionamento do músculo dolorido e, em outros casos, o aumento da amplitude do movimento. O seu único objetivo é a inativação dos pontos dolorosos (trigger points) e a interrupção do ciclo da dor.

dry-needling.jpg
bottom of page